BOAS RELAÇÕES TÊM QUE TER CONVERSAS INCÓMODAS
- José A. Pereira
- 16 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Muitas vezes temos a falsa crença de que para que um relacionamento seja o mais saudável e fluído possível tem de ser apenas com bons momentos, sem constrangimentos e sem conflitos. Mas isso é apenas num plano ideal. Contudo, como sou sempre do contra, julgo que em boas relações existe sempre alguma discrepância.
Se entre 2 pessoas nunca houve um conflito, ou uma conversa incómoda, é porque de facto nunca houve uma relação entre eles. Impossível que haja uma concordância de 100% Para uma relação avançar temos de ter a capacidade de dizer aos outros o que nos desagrada, ou o que sentimos, sem que isso afete a relação de amigos, colegas, parceiros de vida.
Desafortunadamente na nossa cultura associamos a sinceridade como algo incómodo. Dizer a verdade é constrangedor em muitos momentos, e catalogamos como "politicamente incorreto". Associamos a ação de expressar as nossas emoções e os nossos sentimentos como algo incómodo para os outros (e muitas vezes para nós). Mas não deveria ser assim.
Mais do que uma vez fui rotulado como alguém "sem filtro"; assertivo; ou "língua destravada" pela simples razão de dizer o que penso e sinto. E atenção, tenho a certeza que na maioria das vezes não o fiz com agressividade, ou intenção de magoar, ou ofender alguém, muito pelo contrário! Mas as pessoas não estão habituadas a ter conversas incómodas. O facto de te darem uma opinião, uma crítica, um comentário mais direto, já ocasiona repulsa.
Mas entre bons relacionamentos estas conversas tem de existir. Uma relação livre implica também ter conversas livres. Requer a sensibilidade de saber falar, assim como também saber escutar. Requer a coragem de expressar o que levamos na alma e a capacidade de aceitar o que o outro tem para nos dizer. E nestas conversas tem de existir uma atitude positiva. Não podem estar submetidas ao impulso do medo. Porque esse medo pode ser transmitido para o ouvinte, e criar desconforto. Por isso, quando queremos abordar algo incómodo, o ideal é fazê-lo com um sorriso, mas nunca se privar de o dizer.
Boas relações têm de ter conversas incómodas. O segredo é ter a capacidade de as ultrapassar.
Comments