top of page

Amigos Ausentes, Mas Amigos Sempre Presentes

Atualizado: 6 de jul. de 2024



Todos nós temos daqueles amigos que, pelos mais diversos motivos, não podem estar presentes frequentemente na nossa vida. Mas que sem sombra de dúvida, quando estamos com eles, é como se tivessem passados apenas umas horas do nosso último encontro, embora tenham decorrido muitos anos.

Muitos desses amigos fazem parte das nossas conversas imaginárias, como se de amigos invisíveis se tratasse. Mas, quando em corpo presente, parece que sabem das nossas conversas internas.

Estimem esses amigos, telefonem-lhes, escrevam-lhe cartas. Digam-lhe quanto gostam deles. Pois esse género de amigos são para toda a vida. E como uma bela planta, tem de ser regados com boas ações e tempo.

Como dizia Antoine de Saint-Exupéry:

“Felicidade! É inútil buscá-la em qualquer outro lugar que não seja no calor das relações humanas... Só um bom amigo pode levar-nos pela mão e libertar-nos”

Amizade não é apenas um sentimento, mas sim uma partilha do sentir. De estar em comunhão com uma ou mais pessoas. Podemos ter amigos virtuais ou físicos, mas sempre presentes no nosso coração. Uma foto, uma carta, um correio eletrónico, tudo isto pode evocar em nós o convívio que outrora tivemos, e reforça a ligação com essas pessoas.

A distância ou ausência podem diminuir o sentimento. Mas se de facto são amigos genuínos, bastará para que tudo volte ao de cima com algumas palavras. Uma amizade pode nascer do nada e crescer, florescer e dar fruto. Amizade é um sentimento perpétuo no verdadeiro sentido, pois a amizade é uma forma de amor. Um amor que complementa o que fazemos e descobrimos nesta jornada, de qual faz parte a nossa vida.

Comentários


bottom of page