top of page

QUERES SER ESTRELA OU SATÉLITE?


buraco negro, estrela ou satélite

Num relacionamento saudável existe uma interdependência equilibrada. Seja de emoções, tempo e compromisso. Mas isso é num mundo perfeito. Por estes lados a coisa funciona de uma maneira bem mais disfuncional. E se formos mais aos extremos, temos quem, de um modo interplanetário, se comporte como um buraco negro (que tudo suga) E quem se comporte como uma rocha perdida na imensidão do universo.

Mas sem extremismos, vemos que muitas pessoas, num plano positivo, se comportam com estrelas. São atrativas, e irradiam luz e calor. Por outra parte, existem outras pessoas que, de uma maneira ou outra, não fazem mais nada que seguir os outros, como um pequeno asteroide rebocado por algum planeta. Como ovelha num rebanho.

Pessoalmente sei que o ideal será sermos os nossos próprios guias. Dar calor e conforto aos outros. Ser atrativos e carismáticos. Ser um exemplo e ter uma opinião formada. Mas claramente nem sempre o conseguimos. Porém, é esse o caminho a apontar e devemos esforçar-nos para o conseguir. Por outra parte, existem pessoas que se ofuscam por detrás dos outros. São dependentes emocionais, dependentes da aprovação dos outros, como um drogado à sua dose. Nunca tem uma opinião própria, parecendo papaguear tudo o que certa pessoa, ou partido político, diz.

Não existe nada mais triste do que dependermos de outra pessoa sem necessidade disso. Ser guiado sem saber a onde nem por que, por não ter a força de vontade suficiente para poder ter uma vida, e querer trilhar o próprio caminho. Sempre encolhendo os ombros num sinal de indiferença. Tornando-se a sombra de outros, tornando-se invisível.

Hoje ouvi um tema da Carminho que falava em ser uma estrela guia na vida dos outros. Agradeço a quem me apresentou esta canção. Gostei bastante da letra. E só vos posso sugerir que sejam essa estrela na vida dos vossos semelhantes. E tu, queres ser estrela ou satélite?

 

 

留言


bottom of page