top of page

A Crónica do Nosso Tempo


Dizem (e eu confirmo), que esta nossa era se aproxima do fim. Creio apenas existirem dois caminhos para além do horizonte. Um, no qual somos unos com a natureza e respeitamos o nosso templo, que é o nosso corpo e espírito. E um segundo, o da disporia, no qual somos invadidos pela tecnologia, pelo silicone e no qual perdemos a nossa divindade (a hipótese de transcendermos para além dos padrões pré-estabelecidos). Perdemo-nos para o que alguns (cientistas e autores) chamam de “singularidade” tecnológica e espiritual.

Esta singularidade e a IA (Inteligência artificial) fazem parte do mesmo conceito. O medo tomará conta das nossas decisões? Até 2030 o mundo atingirá (segundo alguns) o ponto de não retorno na fusão com a tecnologia…o culminar da era a que Megre chamou “a era do oculto” - esta singularidade tecnológica destruirá a intuição humana (substituindo-a por chips) e, por fim, a liberdade e o livre arbítrio.

Tempos cinzentos se aproximam. Segundo a Open AI, já estamos a fase dois (de três) em que a centralização de tudo num único cérebro artificial acontecerá… lembrem-se desta humilde crónica, que é para isso que a escrevo, meus irmãos e irmãs humanos!

 

Commentaires


bottom of page