top of page

... resiliência


resiliência

(re·si·li·ên·ci·a)

nome feminino

1. [Física] Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.

2. [Figurado] Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.

"resiliência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/resili%C3%AAncia.

 

O que é isto, afinal, de se ser resiliente? Não é ser-se resistente, ter elasticidade ou mesmo plasticidade. Resistir, não quebrar sob pressão, sinónimo de qualquer um destes adjectivos, é uma coisa diferente de se ser capaz de ultrapassar as dificuldades, ou seja, passar por elas e sair do outro lado, onde elas já não existem, com a sanidade mental intacta.

Fala-se muito em resiliência a troco de nada. Em situações profissionais, é-se esperado que a pressão não faça mossa, que continuemos a trabalhar apesar de sentirmos que precisamos de abrandar, travar, respirar. E quando finalmente paramos, abrandamos e respiramos para tentar recuperar do choque da pressão, é-nos apontada falta de resiliência

 

Muito se fala de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – o chamado “work-life balance”. Se é coisa muito apreciada pelos Millenials, e pelos Gen-Z que agora estão a entrar no mercado de trabalho, esta Xennial também gostava muito de conseguir esse equilíbrio. Trabalhar e viver uma vida de qualidade, em que não há extravasar de pressão nem de um lado nem do outro. Infelizmente, não tem sido possível. Estudar, trabalhar, ser dona de casa, tudo a tempo inteiro. É extraordinariamente difícil conseguir fazer qualquer uma dessas coisas na perfeição isoladamente, quanto mais em simultâneo.

 

É preciso uma dose de plasticidade, de conseguir dobrar sem quebrar, para que a resiliência signifque alguma coisa. É preciso uma grande dose de elasticidade para se ser adaptável a toda e qualquer circunstância da vida profissional, pessoal, académica.

A resiliência é o que se tem depois de tudo isso. É a capacidade de acordamos depois de um dia duro e sentirmo-nos sãos. Coisa que, por estes lados, não abunda muito.

コメント


bottom of page